sexta-feira, 25 de março de 2016

As Fotografias "Post Mortem" - Era Vitoriana

As fotografias “Post Mortem” aparentemente tiveram origem na Inglaterra, quando a Rainha Vitoria pediu que fotografassem um cadáver de um parente, para que ela guardasse como recordação.

A partir desse momento, o costume lentamente se espalhou por diversas partes do mundo, virou hype e as famílias passaram aguardar para si uma recordação fúnebre do ente querido. Durante o século XIX, o ato de fotografar os falecidos era bem mais comum.

Criar álbuns com fotos dos familiares e amigos mortos, era uma espécie de negação da morte, ao mesmo tempo que as fotografias tornavam-se recordações guardadas pela família para se lembrar daqueles que se foram.

Além disso, fotografias naquela época era luxo, devido ao elevado preço para produzi-las e à pequena quantidade de câmeras fotográficas, estúdios e profissionais disponíveis.


A fotografia Post Mortem era ainda mais caro, e funcionava como última homenagem aos falecidos. No ato de fotografar a pessoa que morreu, caso o corpo estivesse ainda “fresco”, criavam-se verdadeiros cenários elaborados com composições muitas vezes complexas de estúdio. Bela época.

Após algum tempo do falecimento da pessoa, já em “rigor mortis”, era necessário inventar situações complicadas para a foto parecer natural, envolvendo a instalação de calços sob cadeiras e inclinar a câmera fotográfica para que a cena se ajustasse a posição fixa do cadáver (inclinar aquelas câmeras devia ser um pouco mais complicado que virar o iphone).

Para essas fotos, o importante era fazer parecer que os falecidos estivessem dormindo ou em posições de pessoas “vivas”. Com isso, era comum fotos com grupos de mortos e também de pessoas vivas sentados fazendo poses com cadáveres.

Algumas montagens necessitavam calços com estacas de madeira dentro da roupa dos cadáveres, assim como maquiagem para ficarem com aspecto mais “saudável”.

Grande parte das fotos de bebês eram coloridas artificialmente para dar um tom vivo ao cadáver. Algumas eram tão bem feitas , que não se sabia quem era o parente vivo ou morto posando.

Bom, existem várias fotos das fotografias post mortem na internet, e tenho certeza que vocês já viram ou já ouviram falar delas, mas de qualquer maneira, aqui vão as minhas preferidas tiradas do livro Beyond the Dark Veil: Post Mortem and Mourning Photography from The Thanatos Archive, elas vão desde as mais naturais, botando o morto pra se fingir de vivo, até as aquelas no caixão mesmo. 

























Era vitoriana, obsessão por morte. Insônia







É ISSO, ATÉ A PRÓXIMA!
INSÔNIOS'

Um comentário:

  1. essas fotos das pessoas em pé não eram post mortem..pois uma estaca de madeira não teria como sustentar um corpo em pé por tanto tempo, pois naquela época demorava muito para tirar uma foto...essas estacas serviam para que a pessoa ficasse encostada e não se movimentasse muito, justamente para não sair borrada na foto devido ao longo tempo de exposição...as fotos na posição sentada ou "dormindo" seriam realmente post mortem, mas nem todas...muitas são vendidas em sites como sendo post mortem, mas não são...

    ResponderExcluir